segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Dicas de sobrevivencia na Ozzyland.

Entao, para vir para Australia, nao faca como eu... Nao venha com pouco dinheiro, certo?

Chegando aqui, se achar necessario, more um mes somente com homestay, eles te metem a faca com o preco que cobram! A melhor opcao eh achar pessoas para dividir uma casa, apartamento, seja lah o que for... Se enturme na escola, em qualquer lugar, mas nao fique muito tempo morando com homestay.

Nao tem trabalho? Pois bem, faca logo o RSA, que eh o curso para poder trabalhar servindo alcool, se nao tiver isso, nao pode trabalhar em pub, restaurante (que serve alcool), bar, seja la onde for.

Nao sabe falar ingles? Tudo bem, nem que seja por osmose voce acaba aprendendo alguma coisa, mas pra comer, mesmo que seja no MC Donald's, nao tem essa de promocao numero 1, 2, 3 e bla, bla, bla... E eles sempre te perguntam: Have here or take away? (Vai comer aqui ou vai pra viagem?), pra entender o que esse pessoal fala no comeco, eh super estranho...

Pois bem, quer um exemplo de frase pra poder pedir um lanche? "Can I have a small/medium/large big mac/mc chicken/ mc fish/ cheeseburger/ hamburger meal?" Dai vao te perguntar: Have here or take away? Voce responde se vai comer lah: Have here. Se vai levar pra viagem: Take away. Pra pedir o sabor do refrigerante, que eh Soft drink em ingles... Voce fala o nome: Coca-cola, fanta, pepsi, sprite.

Nao, nao existe guarana aqui e nao existe o sanduiche cheddar tambem!

Chegando em Melbourne: Sempre olhe onde voce vai morar antes de chegar, se for morar no centro da cidade ou perto do centro: Uma boa dica, pegue o skybus que eh um onibus que sai de 10 em 10 minutos do aeroporto em direcao a cidade, voce paga 16 dolares e tem lugar pra colocar suas malas. Do centro da cidade, pegue um taxi pra onde voce vai morar.

Mas se voce morar perto das bandas de Essendon, nao vale a pena fazer isso, porque o aeroporto eh perto de lah, entao pegue um taxi direto pra casa.

NUNCA, mas nunca tenha vergonha de falar ingles, foda-se se voce nao sabe conversar, sempre tente, soh assim que voce vai aprender. Acha que as pessoas nao vao te entender? As vezes elas nao entendem mesmo, mas sempre tente, nao fique dependente de ninguem pra poder conversar e fazer suas coisas.

Brasileiros? Sim, tem a rodo aqui, eu particularmente nao acho isso ruim, eu me amarro nos amigos que eu fiz, nos contatos que tenho, mas nao andamos SO brasileiros, temos os amigos gringos tambem, colombianos, espanhois, suicos, coreanos, italianos e uma pah de gente! Entao, por mais que voce fale um pouco de portugues com os brasilieros, voce tambem eh forcado a falar com os gringos em ingles!

Ter brasileiro por perto eh bom, ao meu ponto de vista, pois temos a mesma cultura, temos quem nos ajudar e quem podemos contar, nos comunicar em momentos ruins, fica mais facil... Mas nao fique soh falando portugues, certo?

Arrumando emprego na australia: Nao tente o site seek, tentei esse site por MUITO tempo, eles pedem pessoas muito experientes, que falem MUITO bem ingles, eles sao mais exigentes... Faca seu cadastro no site chamado gumtree, ali voce faz seu perfil, descreve suas qualidades e qual tipo de trabalho voce esta procurando, mas nao coloque o numero do seu celular, porque senao podem te ligar quernedo sexo. Foi o que aconteceu comigo... o.O

Melbourne durante o outono/inverno, eh frio demais! Ate as pessoas que sao do sul do Brasil, reclamam da friaca da cidade. Venta demais, o vento corta, eh super seco aqui, traga hidratantes...

Nao tem aqui: Halls, mandioca, farofa, cheddar, a carne eh cortada de uma forma diferente, entao, nao tem picanha...

Costumes: O papel higienico eh jogado na propria privada, em algumas casas nao existem lixeiras no banheiro.

O comercio na Australia abre umas 9 e fecha as 17, entao nao dah tempo de comprar nada... Povo meio doido.

E o mais importante: NAO TENHA MEDO DE NADA!!! Se voce decidiu vir pra Astralia sozinho, ou com namorado/a ou amigo, irmao, sei lah, de qualquer forma, estao sozinhos... Entao nao tenha medo de perguntar, de falar, de agir, soh nao seja grosseiro.

E se voce nunca viu tanto indiano e asiatico na vida, prepare-se, eh o que voce ira ver por tudo quanto eh lugar que vai!

Telefone celular: Nao sao caros, mas nao sao os mais baratos do universo, compre um que tenha a opcao de skype, porque voce pode falar com sua familia, amigos e quem voce quiser, de graca, pelo skype!

Os brasileiros que vem pra ca acabam abandonando o orkut... Entao jah abra sua conta no facebook. hehehehe

Nao me recordo de outras coisas, mas se tiver duvidas, reclamacoes e sugestoes... Deixe um comentario.

Estou morando em Melbourne desde 24/04 - Sao quase sete meses.

Beijos e se cuidem. :)

5 comentários:

  1. Nossa Fernada, muito legal seu Blog, ainda mais esse último post que colocou....estou aqui em casa cheio de interrogações na cabeça...estou pensando em ir na Ozzy essa semana....mas ainda me dá um frio na barriga....rs...se nos encontrarmos ai te pagarei uma cerveja pelas dicas....rs
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Entao Adriano, se tiver alguma duvida ainda, posso tentar responder, blz?

    Mas melhor coisa ir na Ozzy e tirar as duvidas.

    E opa, quero sim a cerveja, ate porque aqui sao os olhos da cara! hahahaha

    Boa semana pra ti tb, bjos.

    ResponderExcluir
  3. Fer, vou pagar essa semana, minha aula começa dia 25 de janeiro, vamos fazer um esforço para eu estar ai dia 25, mas no máximo na primeira semana de fevereiro....
    As dicas que voce me dá é tudo isso que voce fala no Blog, e se eu chegar ai e voce conseguir uma vaguinha na cozinha esta bem.....bjão e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. GRAÇAS AO GRANDE DR Sunny PARA RESOLVER MEUS PROBLEMAS SEU EMAIL É (drsunnydsolution1@gmail.com
    meu nome é Miss Lina, eu era casada com meu marido por 5 anos nós estávamos vivendo felizes juntos para este ano e não até ele viajar para a Austrália para uma viagem de negócios onde conheceu essa garota e desde então ele me odeia e as crianças e o amor ela só. então, quando meu marido voltou da viagem, ele disse que não queria mais ver a mim e aos meus filhos, então ele nos expulsou de casa e estava indo para a Austrália ver aquela outra mulher. então eu e meus filhos estavam tão frustrados e eu estava ficando com a minha mãe e eu não estaria tratando bem porque minha mãe se casou com outro homem depois da morte do meu pai, então o homem com quem ela se casou não a estava tratando bem, e meus filhos eram tão confusos e eu estava procurando uma maneira de obter o meu marido de volta para casa, porque eu amo e aprecio muito ele, então um dia como eu estava navegando no meu computador eu vi um testemunho sobre este feitiço DR Sunny, testemunhos compartilhado na internet por uma senhora e me impressionar tanto eu também acho que experimentá-lo. No começo eu estava com medo, mas quando eu penso no que eu e meus filhos estão passando então eu entrei em contato com ele e ele me disse para ficar calmo por apenas 24 horas que meu marido deve voltar para mim e para minha melhor surpresa recebi uma chamada do meu marido no segundo dia perguntando depois que as crianças e eu liguei DR ensolarado e ele disse que seus problemas são resolvidos meu filho. então foi assim que eu consegui minha família de volta depois de um longo estresse de frear uma malvada senhora com toda essa ajuda de DR Sunny, eu quero que todos vocês neste fórum se juntem a mim para dizer um imenso obrigado a DR Sunny e eu também conselhos para qualquer um em tais ou problemas semelhantes ou qualquer tipo de problemas também deve contatá-lo seu e-mail é) (drsunnydsolution1@gmail.com) ele é a solução para todos os seus problemas e dificuldades na vida. mais uma vez seu endereço de e-mail é (drsunnydsolution1@gmail.com)

    ELE É ESPECIALIZADO NO SEGUINTE SÉRIE.

    (1) Se você quer seu ex de volta.

    (2) se você sempre tiver sonhos ruins.

    (3) Se você quer ser promovido em seu escritório.

    (4) Se você quer que mulheres / homens corram atrás de você.

    (5) Se você quer uma criança.

    (6) Se você quer ser rico.

    (7) Se você quer amarrar seu marido / esposa para ser seu para sempre.

    (8) Se você precisar de assistência financeira.

    (9) Como você foi enganado e quer recuperar você perdeu dinheiro.

    (10) se você quiser parar o seu divórcio.

    (11) se você quer se divorciar do seu marido.

    (12) se você deseja que seus desejos sejam concedidos.

    (13) Gravidez para conceber o bebê

    (14) Garantir que você vença os casos judiciais e divórcios problemáticos, não importa em que estágio

    (15) Pare o seu casamento ou relacionamento de se separar.

    (16) se você tiver alguma doença como (H I V), (CÂNCER) ou qualquer doença.

    (17) se você precisa de orações por libertação para seu filho ou para si mesmo.

    (18) você quer curar a cura para o diabetes, a cura para o herpes, a cura para o HIV e a Aids, a cura para o câncer de mama e a cura para o câncer,
     
    mais uma vez, certifique-se de contatá-lo se você tiver algum problema que ele irá ajudá-lo. seu endereço de e-mail é (drsunnydsolution1@gmail.com) em contato com ele imediatamente .... ligue ou whatsapp ele número em +2349030731985

    ResponderExcluir
  5. Dr. Robbinson são autênticos, meu marido me deixou por 8 meses e fiquei arrasada e não consegui encontrar uma maneira de recuperá-lo. Em algum momento eu estava deprimido, enquanto lia na internet onde as pessoas testemunhavam sobre como o Dr. Robbinson os ajudou a resolver problemas semelhantes, estava em uma página de divórcio, entrei em contato com ele e ele nunca hesitou em me ajudar também, meu marido voltou para casa , minha felicidade é restaurada
    Texto/chamada: +12267705795

    ResponderExcluir